Blogroll

Pages

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Participação do Museu dos Capuchinhos no 4ª Primaveras do Museus



1.IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

PROJETO COM VISTAS À PARTICIPAÇÃO DO MUSEU DAIGREJA DO CARMO E DOS CAPUCHINHOS, NA 4ª. PRIMAVERA DE MUSEUS, A SER REALIZADA EM PARCERIA COM O SISTEMA MUNICIPAL DE MUSEUS DE SÃO LUÍS, NO PERÍODO DE 20 A 24 DE SETEMBRO DE 2010.

2.JUSTIFICATIVA
O Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo MA, PA e AP, participa da Primavera de Museus desde a sua segunda edição, em 2007. No ano de 2008 foi cadastrado no dos museus com entidades nacionais e internacionais, capazes de contribuir para a viabilização Sistema Municipal de Museus de São Luís, primeira Capital do Brasil a implantar o Sistema Municipal de Museus, que é ligado ao Sistema Brasileiro de Museus, instituído por meio do Decreto de nº. 35.140, de 25 de julho de 2008, que entre seus objetivos específicos é responsável em promover e facilitar contatos dos projetos das instituições filiadas.
Com a integração do Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos, em 2008, no Sistema Municipal de Museus de São Luís, surgiu a oportunidade, nesse mesmo ano de ter idealizado e aprovada a Arte do banner do Sistema e seus Museus integrados, como também sua participação na 2ª. Primavera de Museus, primeiro evento do Sistema, com a Exposição “Nossos Museus”, realizada na Morada Histórica de São Luís.
Este ano, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao Ministério da Cultura elegeu como tema da 4ª. Primavera de Museus “Museus e Redes Sociais”, que acontecerá em todo o Brasil no período de 20 a 26 de setembro de 2010, onde sugeriu a todos os museus cadastrados para se organizarem, a fim de realizarem uma programação que aborde novas conectividades, trocas, diálogos e interações com a sociedade; interligando espaços, tempos e sujeitos. Podem ser oferecidos seminários, palestras, shows, exposições com visitas guiadas, exibição de vídeos, dentre outras atividades.
Dada a importância dessa programação conjunta dos museus de São Luís, na 4ª. Primavera de Museus, cuja temática vai dá a oportunidade desses espaços de cultura estar abordando as redes sociais, a forma como os museus podem fazer uso das redes sociais, que formas de interação podem ser exercidas entre os museus e as comunidades, assim como promover a divulgação de todos esses museus, é que este ano, mais uma vez o Museu da Igreja do Carmo e dos capuchinhos pretende participar da 4ª. Primavera de Museus, cuja Proposta de Programação Conjunta foi aprovada em reunião acontecida no dia 25 de agosto de 2010, na Sala da Administração do Palácio Cristo Rei, com a presença dos representantes dos museus integrados ao Sistema Municipal de Museus de São Luís.
3.OBJETIVOS
3.1 Geral
Conseguir a disponibilização de recursos para serem utilizados pelo Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos, na Programação Conjunta do Sistema Municipal de Museus de São Luís, na 4ª. Primavera de Museus “Museus e Redes Sociais”, a ser realizada no período de 20 a 24 de setembro de 2010.
3.2 Específicos
•Promover a divulgação de todos os museus integrantes do Sistema Municipal de Museus de São Luís;
•Abordar sobre a temática redes sociais, incentivando a integração dos museus do Sistema Municipal de Museus de São Luís junto à comunidade;
•Divulgar o Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos como “Guardião das Memórias da missão”;
•Incentivar a visitação ao Museu da igreja do Carmo.

4.METODOLOGIA

Ficou definido, após reunião com os representantes dos Museus Integrados ao Sistema Municipal de Museus de São Luís, ocorrida no dia 30 de agosto de 2010, na Sala da Administração do Palácio Cristo Rei, que as atividades a serem desenvolvidas durante a 4ª. Primavera de Museus, cuja temática é “Museus e Redes Sociais” se darão no período de 20 a 24 de setembro de 2010, constando da seguinte programação:

Dia 20/09/2010
18h00 – Solenidade de Abertura da 4ª. Primavera de Museus com a entoação do Hino Nacional pelo Coral Madrigal Santa Cecília, a ser disponibilizado pela AAUFMA (Associação dos Aposentados da Universidade Federal do Maranhão), no Auditório dos Colegiados Superiores, do Palácio Cristo Rei/UFMA.

19h00 – Palestra sobre Museus e Redes Sociais com a Historiadora, Ana Lourdes de Aguiar Costa – Coordenadora de Redes de Museus e Educadores, do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), no Auditório dos Colegiados Superiores, do Palácio Cristo Rei/UFMA.

20h00 – Performance Teatral com a atriz Luanna de Oliveira, do Palácio Cristo Rei/UFMA, na Ala de Exposição de Curta Duração, do Memorial Cristo Rei/UFMA, no Palácio Cristo Rei, que visa contar um pouco sobre a historia do Sistema Municipal de Museus e seus Museus integrados de São Luís, mostrando os objetivos específicos do Sistema, refletindo sobre a função de promover e facilitar contatos dos museus com entidades nacionais e internacionais, de contribuir para a valorização dos projetos das instituições filiadas, frisando seus participantes e mostrando sua importância. Além disso, a performance abordará também a temática da 4ª. Primavera de Museus: Museus e Redes Sociais, e o quanto a mesma pode contribuir para o crescimento dos Museus.
A personagem futurista, criação, direção, caracterização, sonoplastia e interpretação são de autoria da atriz Luanna de Oliveira, em meio ao mundo museal, abordará esses aspectos e mostrará ao público a importância de boas iniciativas e novas tecnologias. Também haverá apresentação de documentário sobre o Sistema Municipal de Museus de São Luís e suas instituições aderidas, organizada pelo o Museu dos Capuchinhos, mais vídeos institucionais de cada museu.
20h30 – Coquetel – a ser servido no Jardim do Palácio Cristo Rei, oferecido por todos seus Museus integrados.

Dia 21/09/2010
08h00 as 11h00 e das 14h00 as 17h00 – Visita Agendada à Exposição dos Museus Integrados do Sistema Municipal de Museus de São Luís para os convidados dos representantes desses museus e de escolas do entorno do Palácio Cristo Rei.

Dia 22/09/2010
08h00 as 11h00 e das 14h00 as 17h00 – Visita Agendada à Exposição dos Museus Integrados do Sistema Municipal de Museus de São Luís para os convidados dos representantes desses museus e de escolas do entorno do Palácio Cristo Rei.

Dia 23/09/2010
08h00 as 11h00 e das 14h00 as 17h00 – Visita Agendada à Exposição dos Museus Integrados do Sistema Municipal de Museus de São Luís para os convidados dos representantes desses museus e de escolas do entorno do Palácio Cristo Rei.

Dia 24/09/2010
09h00 – Encerramento, a ser realizada no Auditório do Memorial Maria Aragão, localizada à Praça Maria Aragão.

A seguir, a relação dos museus do Sistema Municipal de Museus de São Luís, que confirmaram participação na 4ª. Primavera de Museus:

1.Centro de Referência Azulejar;
2.Fundação Dilú Melo;
3.Memorial Cristo Rei;
4.Memorial da Polícia Militar;
5.Memorial do Ministério Público;
6.Memorial História e Arte da Maçonaria;
7.Memorial Maria Aragão;
8.Museu da Família Macatrão;
9.Museu da Gastronomia;
10.Museu da Memória Republicana (Convento das Mercês);
11.Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo;
12.Museu Marítimo – SOAMAR.

5.PÚBLICO ALVO
O público alvo a ser convidado a participar da Solenidade de Abertura da 4ª. Primavera de Museus “Museus e Redes Sociais”, na Programação Conjunta do Sistema Municipal de Museus de São Luís será composto pelos representantes dos museus integrados do Sistema e de seus convidados, Educadores, e Público em Geral, totalizando 200 (duzentas) pessoas.

6.RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Nome: Maria Iraci Soares Monteiro
Função: Curadora do Museu dos Capuchinhos
Endereço: Praça João Lisboa, 350 – Centro – CEP: 65042-240 – São Luís – MA.
Blog Sport:Museu da Igreja do Carmo e da Província Capuchinha

São Luís, 14 de setembro de 2010.

MARIA IRACI SOARES MONTEIRO,
Curadora do Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos.