Blogroll

Pages

sábado, 30 de abril de 2011

“VOLTANDO COM A MEMÓRIA” – Exposição em comemoração a beatificação do Papa João Paulo II







MATERIAIS EXPOSTOS: Fotos, artigos, documentos, vídeos, objetos doados e usado pelo o Papa João Paulo II em sua visita a São Luis.
CURADORA: Maria Iraci Soares Monteiro e-mail: iraci_soares1983@hotmail.com;
DIRETOR: Frei José Rodrigues de Araujo
e-mail: freijoserodrigues@hotmail.com, freirodrigodearaujo.blogspot.com
LOCAL DA REALIZAÇÃO: Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos, Praça João Lisboa-350 centro
PERIODO DA REALIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: 01/05/2011 à 30/05/2011
VISITAÇÃO: Segunda à sexta de 1400h as 1700h

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: Acesso pela garagem

INTRODUÇÃO: O Museu da ordem dos frades capuchinhos inaugurado em 27/07/2007pela Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, possui um grande e significativo conjunto de obras que compõem um belo acervo eclesiástico. Tudo se iniciou a partir da criteriosa e ao mesmo tempo ousada coleta de peças, realizada por Frei José Rodrigues de Araujo, Ministro Provincial, e ampliou-se progressivamente, graças à ajuda de grande parte dos Frades que compõem a esta Província. Considerado “espaço cultural da igreja do Carmo e dos frades da Província do Maranhão, Pará e Amapá”.


O Museu é integrante do sistema brasileiro de museus, que no ano de 2007 teve seu cadastro aprovado no departamento de museus e centros culturais (DEMU), que em 2009 passou a ser (Ibram) Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao ministério da cultura. O Ibram é o órgão responsável pela realização da semana nacional de museus, promovida desde ano de 2003.

Este ano a 9ª semana nacional de museus acontece de 16 a 22 de maio de 2011, em meio às comemorações do dia internacional de museus (18 de maio), com o tema Museu e Memória.

O museu da Ordem dos Frades Capuchinhos, está preparando em seu espaço cultural localizado no convento do Carmo na Praça João Lisboa nº 350-centro em São Luis do Maranhão, a exposição: com o lema “Voltando com a memória” da ilustre visita do Pontifíci Padre o Papa João Paulo II a cidade de São Luis do Maranhão no dia 14 de outubro de 1991, visando sempre à memória social, mostrando que os museus sempre estiveram relacionados com a integração da memória de todos.

OBJETIVO
Propiciar a ampliação do campo e dar a possibilidade de conhecimentos e oportunidade de lazer e turismos e de inclusão social. Visando que o museu e um estabelecimento de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de conservar, estudar, valorizar de diversas maneiras o conjunto de valor cultural.

JUSTIVICATIVAS
A necessidade de prolongar a “memória” para compreendermos o mundo em que vivemos. Afinal, tudo que vemos diariamente nos jornais está vinculado a acontecimentos passados. Não ter conhecimento de História é ser alienado, é ver a vida passar, sem participar dela.

ACERVO HISTÓRICO EXPOSTO
· Fotos da visita do Papa João Paulo a cidade de São Luis
· Medalha ofertada pelo o Papa João Paulo II ao frei Ronaldo
· Medalha ofertada pelo o Papa João Paulo II a Dom Paulo Pontes
· Estola usada na celebração pelo os reverendos na visita do Papa João Paulo II
· Cruz Episcopal presente de João Paulo II a Dom Paulo Pontes “IN MEMORIAL
· Terço ofertado pelo o Papa João Paulo II a Frei Rodrigo
· Matérias jornalísticas publicadas sobre a visita do Papa João Paulo II
· Casula que o Papa João Paulo II usou em sua visita a São Luis
· Poltrona que o Papa usou em sua hospedagem no seminário Santo Antonio
· Homilia

ENTIDADES ENVOLVIDAS
Museu dos Capuchinhos
Província Capuchinha
Arquidiocese de São Luís

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Museu da Igreja do Carmo participa do lançamento da nova turma de 'informantes anfitriões'



A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou, no auditório do Palácio Cristo Rei, a entrega dos certificados e kits de trabalho para 28 executores da nova turma do projeto “Informante Anfitrião”, que auxiliará na prestação de informações em pontos turísticos da capital.

O projeto tem como objetivo principal capacitar adolescentes, idosos e pessoas com deficiência para o serviço de informações turísticas em pontos estratégicos da capital.

O cantor lírico e jovem anfitrião, Emanuel Montenegro, iniciou o evento cantando o hino de louvor a São Luís do Maranhão, abrilhantando o a cerimônia e emocionando os presentes. Logo após a abertura, houve a palavra do titular da Setur, Liviomar Macatrão, destacando os objetivos centrais do Projeto Informante Anfitrião, dando ênfase aos trabalhos já realizados e lembrando o forte teor social da atividade.

“Os informantes serão nossos parceiros no setor, dando informações aos visitantes nos determinados pontos turísticos da cidade. Antes de tudo, estaremos formando e dando oportunidades a pessoas que precisam de uma chance para mostrar seu valor. Confiamos na competência de cada um, assim como nas turmas passadas, as quais agradecemos pelo empenho”, disse Macatrão.

O evento contou ainda com a presença da curadora do Museu da Igreja do Carmo, sra. Iraci Soares, da secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Roseli Ramos; do professor e doutor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Alberto Dantas; da presidente do Palácio Cristo Rei, Cloris Holanda; e do vice-líder da Câmara Municipal, vereador Ivaldo Rodrigues.

Os informantes anfitriões ficarão em 13 pontos turísticos mais visitados de São Luís, munidos com material promocional para distribuir entre os visitantes e prestar informações como lendas, peculiaridades e história do local.

Postos de Informação:

Igreja e Museu do Carmo

Igreja da Sé

Igreja Santo Antônio

Memorial Cristo Rei

Memorial do Ministério Público

Memorial Maria Aragão

Maracanã

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão

Casa das Tulhas

Terminal Hidroviário

Teatro Artur Azevedo

Centro de Criatividade Odylo Costa Filho

Central de Serviços Turísticos



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Museu e Memória

O Museu da Ordem dos Frades Capuchinhos, está preparando em seu espaço cultural localizado no Convento do Carmo na Praça João Lisboa nº 350-centro em São Luís do Maranhão, a Exposição: “Voltando com a memória” da ilustre visita da Santidade Papa João Paulo II a cidade de São Luís do Maranhão no dia 14 de outubro de 1991. A exposição terá sua abertura no dia primeiro de maio dia da beatificação de João Paulo II. Veja parte do acervo que ira compor a exposição Estola usada pelos os reverendos durante a celebração em São Luís no dia 14 de outubro de 1991
Frei Paulo Sergio recebe a eucarístia das mãos de João Paulo II


Parque João Paulo II - Concelebração com o Papa João Paulo 14 de outubro 1991 - Frei João Franco Frambi