Blogroll

Pages

segunda-feira, 14 de junho de 2010

MUSEU DA IGREJA DO CARMO E DA PROVÍNCIA CAPUCHINHA NOSSA SENHORA DO CARMO

O Museu da Igreja do Carmo foi criado em 2007, pela Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Este significativo conjunto de obras foi composto, a partir da criteriosa e ao mesmo tempo ousada coleta de peças organizada pelo Ministro Provincial dos Frades, Frei José Rodrigues (frei Rodrigo) e ampliou-se progressivamente, graças à ajuda dos frades que fazem parte da Província do Carmo.

Ao longo desses anos o Museu da Igreja do Carmo, ainda se organiza na catalogação de suas peças. O valor histórico e sentimental do seu acervo tem como objetivo manter viva a história da presença dos frades capuchinhos no Maranhão, Pará e Amapá.

Detém um conjunto de cerca de mais de 2000 peças, provenientes das principais igrejas e das mais recônditas capelas dos frades capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá, abrangendo o período que se estende do século XV chegando até os nossos dias.

As coleções compreendem imaginária sacra, prataria, pintura, mobiliário, altares, vestimentas sacras, livros litúrgicos, pedras arqueológicas. Enfim, uma preciosa coleção que ostenta obras de autores exponenciais, entre outros tantos anônimos cuja produção artística não visava o renome, mas voltava-se apenas ao culto divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário