Blogroll

Pages

terça-feira, 27 de julho de 2010

Patrimônio e cultura em aniversário

O museu dos capuchinhos espaço, de registro, preservação e difusão das historias e da cultura da missão dos capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo dos Estados do Maranhão,Pará e Amapá , cumpre seu papel social propondo e realizando ações que contribuem para a educação e formação de crianças, jovens e adultos em diferentes programas, representando ainda um espaço de transformação social e desenvolvimento educacional e cultural da sociedade, que resguarda identidades e estabelece vínculos com o passado, para fazer conhecer o presente. Parabéns!
Maria Iraci soares
Curadora do acervo











2 comentários:

  1. Parabenizo o Museu da Provincia Nossa Senhora do Carmo, por resgatar a historia de muitos frades que passaram por solo Brasileiro.Muitos frades missionarios capuchinhos que vieram da Italia para o Brasil em 1893.Grandes sao os nomes e outros como verdadeiros Santos, como o Frei Alberto Bereta e o Frei Daniel de Samarate.É bom e justo resgatar a historia de grandes homens que deram, e doaram a suas vidas, em favor dos mais necessitados.

    Luis Fernando C.Rodrigues
    Itapecerica da Serra SP

    ResponderExcluir
  2. A Província Nossa Senhora do Carmo, está de parabéns pelo Museu. É de grande importância um marco que conta a historia de muitos frades capuchinhos, que passaram ao longo de quase duzentos anos em solo Brasileiro, principalmente nos Estados do Piauí, Maranhão, Ceara, Pará, e Amapá. Estes ilustres Frades que chegaram em 1893 vindos da Itália. Aqueles que vieram já no final do período do Império, para evangelizar os índios no Amazônia.

    Os primeiros missionários capuchinhos que chegaram ao Brasil em 1892, foram para
    Recife, sede da Prefeitura Apostólica.
    Em 16 de agosto de 1893 os Frades Capuchinhos, chegam a São Luis do Maranhão, chefiados pelo Frei Carlos de São Martin Oleario, com a autorização do Bispo da Época Dom Antonio Alvarenga. Um ano depois o Ministro Geral reconhecia canonicamente a Missão reconhecida como Missão do Norte do Brasil. O grande local escolhido para essa brilhante historia, foi o Convento do Carmo, que estava abandonado depois que os frades carmelitas deixaram a cidade. Assim se começaram os novos trabalhos com catequese aos índios e ajuda ao clero diocesano.

    No dia 26 de agosto de 1937 a missão é constituída oficialmente Custodia Provincial. Com abertura de novas residências e a renovada disponibilidade nas variadas formas de trabalho desenvolvido pelos missionários. Em 17 de junho de 1970 é elevada a custodia do Maranhão a Vice-Provincia ela é uma realidade criada rumo ao titulo de Província, a fim de garantir e selar de fato a presença definitiva do carisma farnciscano-capuchinho em solo Maranhense. No dia 04 de agosto de 1999 foi proclamado o nascimento da Província pelo Ministro Geral, com o Titulo de Província Nossa Senhora do Carmo.

    Com jubilo parabenizo a ilustríssima Iraci Curadora do Museu, pelo seu empenho e dedicação a essa historia marcada pelos frades capuchinhos. Foi bom reacender esta chama que estava apagada na historia.

    In Cristo Iesus.
    Luis Fernando
    Itapecerica da Serra SP

    ResponderExcluir